Isaac Asimov



Impossível comentar de ficção científica sem citar Asimov. E não é pelos seus livros que viraram grandes produções de Hollywood (Eu, Robô e o Homem Bicentenário, por exemplo), mas pela ampla visão do futuro e senso tecnológico apurado.
Isaak Judah Ozimov (1920 - 1992) nasceu em Petrovichi, na Rússia. Era doutor em filosofia, mestre em bioquímica e parte integrante da tríade dos melhores Autores de ficção científica da história, ao lado de Arthur C. Clarke e Robert Heinlein. Escreveu 463 Obras, mas se somarmos artigos, desenhos e coleções editadas, este número passa de 500! É o unico autor que que tem obras em todas as categorias do sistema de classificação Dewey, usado em grande parte das bibliotecas do mundo.
Foi  responsável por popularizar o termo "Robô" para designar os autômatos em seus livros. Teve a inspiração quando leu R.U.R, peça teatral do filósofo Checo Karel Capek, história onde autômatos  humanóides com capacidade de substituir o homem nos trabalhos, são denominados robotas (escravos, em checo). Foi também o criador das famosas Leis da Robótica:


- 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal.
- 2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
- 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

A obra "Trilogia Fundação" (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação) foi considerada a melhor série de ficção científica de todos os tempos, recebendo o renomado Prêmio Hugo de 1966. Foi premiado também em 1963, 1973 (Os próprios deuses), 1977 (O homem bicentenário) e 1983 (Os limites da Fundação)
Em 81, foi dado seu nome à um asteróide, o 5020 Asimov. Também teve uma cratera em Marte agraciada com o seu nome.

Não deixem de ler as preciosas obras deste autor magnífico que estava muito á frente de seu tempo! Prova disso é este video com o próprio Asimov prevendo, em (pasmem!) 1988, o assombroso impacto da Internet na vida do homem:


Retirado do site: http://www.calibre12blog.blogspot.com/2010/09/isaac-asimov.html





0 comentários:

Todos os comentarios são analisados antes de serem postados.